Em comemoração aos 50 anos da fundação de Itapema o Grupo Siframar convida ao debate: todos somos responsáveis pelo futuro de nossa cidade.

Membros

Últimas atividades

Mensagens de blog

Um abraço

Postado por Leda Stocker Ries em 13 setembro 2011 às 22:15 0 Comentários

 

 

Um abraço para todos do blog

 

Macrodrenagem de Itapema chega ao bairro Meia Praia 29/02/2012 - Gestão Urbana

Macrodrenagem de Itapema implantará sistema que conduzirá águas das chuvas de forma segura aos rios e ao mar.


As obras da Macrodrenagem de Itapema chegam ao bairro Meia Praia na quinta-feira (1) e vão iniciar pela Rua 205. A Fase 1 do projeto que pretende minimizar os problemas de enchentes começou na região próxima ao Rio da Fita, no bairro Morretes - primeiro a receber a obra que teve início no dia 21 de novembro de 2011. Devido à nova fase em uma área populosa, as obras causarão transtornos temporários e, por isso, a Prefeitura de Itapema pede compreensão de todos para o desenvolvimento dos trabalhos.


A intenção da Macrodrenagem de Itapema é criar um sistema eficaz de coleta e condução das águas da chuva até rios e o mar, utilizando galerias de concreto, para prevenir os efeitos das enxurradas. Essas galerias vão completar os mais de 90 quilômetros de tubos de microdrenagem (bocas de lobo e tubulações de menor diâmetro) implantados nos últimos cinco anos em Itapema. 

O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, afirma que a obra vai beneficiar todos os cidadãos do município que sofrem com as enxurradas e tiveram prejuízos nas últimas cheias de 2008 e 2011. “As obras de macrodrenagem vão somar com a infraestrutura da microdrenagem. Não haverá um retorno imediato, mas será decisivo para a qualidade de vida de todos, principalmente para a saúde pública e para minimizar transtornos, para dar segurança para todas as famílias de Itapema”, esclarece.

Máquinas trabalharam em meio a toneladas de terra na Fase 1 da Macrodrenagem de Itapema.

Sistema de Macrodrenagem

O projeto será desenvolvido durante 20 meses e três empresas serão responsáveis pela execução, nas áreas de Trabalho Sócio Ambiental pela Iguatemi, Fiscalização e Supervisão pela Emobras, e Obras e Equipamentos pela Sulcatarinense, representando um investimento que ultrapassa R$ 41 milhões.

A Macrodrenagem de Itapema faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, em uma parceria que inclui investimentos Federais a fundo perdido, sem a necessidade de reembolso, e recursos Municipais, através do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Itapema (PRODESI).

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itapema
 http://www.itapema.sc.gov.br/noticias/noticia.php?idArea=1&noti...

Exibições: 11

Responder esta

© 2017   Criado por Moderador - Projeto mais Itapema.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço