Em comemoração aos 50 anos da fundação de Itapema o Grupo Siframar convida ao debate: todos somos responsáveis pelo futuro de nossa cidade.

Membros

Últimas atividades

Aniversários

Não há aniversários hoje

Mensagens de blog

Um abraço

Postado por Leda Stocker Ries em 13 setembro 2011 às 22:15 0 Comentários

 

 

Um abraço para todos do blog

 

Macrodrenagem de Itapema chega ao bairro Meia Praia 29/02/2012 - Gestão Urbana

Macrodrenagem de Itapema implantará sistema que conduzirá águas das chuvas de forma segura aos rios e ao mar.


As obras da Macrodrenagem de Itapema chegam ao bairro Meia Praia na quinta-feira (1) e vão iniciar pela Rua 205. A Fase 1 do projeto que pretende minimizar os problemas de enchentes começou na região próxima ao Rio da Fita, no bairro Morretes - primeiro a receber a obra que teve início no dia 21 de novembro de 2011. Devido à nova fase em uma área populosa, as obras causarão transtornos temporários e, por isso, a Prefeitura de Itapema pede compreensão de todos para o desenvolvimento dos trabalhos.


A intenção da Macrodrenagem de Itapema é criar um sistema eficaz de coleta e condução das águas da chuva até rios e o mar, utilizando galerias de concreto, para prevenir os efeitos das enxurradas. Essas galerias vão completar os mais de 90 quilômetros de tubos de microdrenagem (bocas de lobo e tubulações de menor diâmetro) implantados nos últimos cinco anos em Itapema. 

O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, afirma que a obra vai beneficiar todos os cidadãos do município que sofrem com as enxurradas e tiveram prejuízos nas últimas cheias de 2008 e 2011. “As obras de macrodrenagem vão somar com a infraestrutura da microdrenagem. Não haverá um retorno imediato, mas será decisivo para a qualidade de vida de todos, principalmente para a saúde pública e para minimizar transtornos, para dar segurança para todas as famílias de Itapema”, esclarece.

Máquinas trabalharam em meio a toneladas de terra na Fase 1 da Macrodrenagem de Itapema.

Sistema de Macrodrenagem

O projeto será desenvolvido durante 20 meses e três empresas serão responsáveis pela execução, nas áreas de Trabalho Sócio Ambiental pela Iguatemi, Fiscalização e Supervisão pela Emobras, e Obras e Equipamentos pela Sulcatarinense, representando um investimento que ultrapassa R$ 41 milhões.

A Macrodrenagem de Itapema faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, em uma parceria que inclui investimentos Federais a fundo perdido, sem a necessidade de reembolso, e recursos Municipais, através do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Itapema (PRODESI).

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itapema
 http://www.itapema.sc.gov.br/noticias/noticia.php?idArea=1&noti...

Exibições: 14

Responder esta

© 2018   Criado por Moderador - Projeto mais Itapema.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço